quarta-feira, 18 de maio de 2011

Começando uma caricatura...







. Todo artista tem um modo particular de desenvolver seu trabalho e não existem regras que determinem como fazer um desenho.
. Por outro lado existem alguns pontos comuns entre a maioria dos artistas na hora de começar um desenho.O esboço é um desse pontos, que nada mais é do que fazer um rascunho básico da ideia que se quer desenvolver.
. Quem acompanha esse blog já viu que eu posto alguns esboços, e viu também que muitos deles nunca chegam a ser finalizados.Mas mesmo sem finalização esboçar muito e sempre é um estudo importante e quanto mais você esboça mais ágil seu traço se torna e mais rapidamente você consegue bons resultados.
. No desenho em geral esboço funciona como um planejamento do desenho, é como criar um suporte básico pra testar todas as possibilidades de traço e composição e assim chegar ao melhor resultado gráfico possível de acordo com o que você pretende.Seria como deixar o desenho "pronto" antes de termina-lo.
. O modo como você irá desenvolver esse esboço não faz diferença desde que você tenha paciência de recomeçar e não se dar por satisfeito até que realmente consiga o que quer.
. E lembre-se o esboço não precisa parecer uma obra de arte mas dificilmente existe obra de arte sem esboço.
. Como gosto mais de caricatura do que qualquer coisa vou postar dois esboços de caricaturas que fiz recentemente, junto com as respectivas fotos usadas como referência(é importante, no caso da caricatura, contar com boas imagens pra que seu esboço saia mais facilmente) nenhum deles foi finalizado mas ilustram bem o que eu disse até agora.
. Um bom esboço de caricatura geralmente já contém a essência do caricaturado e pode ser facilmente reconhecido.
. Grande abraço e bons esboços pra você.

3 comentários:

  1. O Ferreira Gullar está parecendo o Luís Pedro HAHAHA'
    Seus esboços são arte final, Bertoni! E já falei... Essa caricatura do Vinícius é a que mais gosto, a partir de agora! HAHA'

    ResponderExcluir
  2. cara, a do vinícius está belíssima!
    a do ferreira, fiquei com a impressão de que o microfone atrapalhou um pouco quando foi pro papel...

    abração!

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão sobre o Ferreira Fouad e seu comentário reforça necessidade de recomeçar um esboço até que ele se torne ideal dentro da técnicna de cada desenhista.
    E ao pessoal que está começando a desenhar agora fica registrada a importância de mostrar seus desenhos pra se ter uma segunda opinião.
    Graças ao toque do Fouad, se eu for concluir a caricatura do Ferreira terei um resultado mais satisfatório.
    Abraços.

    ResponderExcluir