quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Estudando Claudio Edinger.
- Há mais ou menos um ano eu entrei em contato com o trabalho fotográfico de Claudio Edinger; encontrei na biblioteca de minha cidade um livro intitulado "Loucura" em que Edinger publicava fotografias tiradas no asilo Juqueri em 1989, na época o maior hospital para doentes mentais da América Latina.
- O trabalho fotográfico de Claudio Edinger é mundialmente reconhecido e ele sem dúvida tem um dos olhares mais artísticos que conheci e sendo assim quando olhei o livro e me deparei com imagens de um valor expressivo imenso calculei logo a imensa fonte de estudo que o trabalho de Edinger seria para os meus desenhos. Na época, entretanto, eu estava atolado de trabalho e com um estilo bastante imaturo de traço que simplesmente recoloquei o livro na estante e, por quase um ano, me esqueci dele.
- Ontem me reencontrei com "Loucura" e depois de olhar página por página e estudar a beleza e expressividade de cada fotografia decidi que era o hora de beber dessa fonte; são dezenas de fotografias dos doentes mentais do Juqueri, muitos com uma expressão pacífica ou feliz, outros parecendo amargurados ou pensativos, a maioria está nu...de qualquer maneira um trabalho corajoso e belo, que não tenciona fazer denúncia mas visa parafraseando Edinger "entender a loucura".
- O primeiro desses meus estudos "edingernianos" é esse esboço básico da fotografia que mais gosto do livro, ainda é um estudo bastante simples principalmente se comparado a beleza da imagem, e decidi por enquanto captar mais a forma e expresão que detalhes da finalização, porém, outros esboços virão e espero finalizar ao menos um deles até o fim deste ano.
- Não sei se Claudio Edinger um dia irá ver esse blog e consequentemente se deparar com minhas tentativas de retratar seu trabalho, mas se isso porventura acontecer espero que ele receba minha gratidão pela referência e inspiração que seu trabalho me proporciona.
- Muito Obrigado.
Um abraço a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
gostei muito da reprodução bertô!
ResponderExcluirparabéns!
Fala Fouad, tudo bom?
ResponderExcluirBom que legal que vc curtiu esse desenho, foi um dos esboços mais elaborados que fiz e seu comentário me deixou ainda mais entusiasmado pra termina-lo.
Muito obrigado.
Um abraço.
estamos aí e de cara proponho uma idéia:
ResponderExcluirdê uma estudada nas fotos do Sebastião Salgado, as fotos dele também ficariam muito bacanas no grafite. ele só fotografa em P&B.
abraço!
oi Tiago, passeando pelo google vim parar aqui. primeiro muito obrigado pela sua gentileza com meu trabalho e comigo. segundo parabéns pelo traço lindo e pela sua sensibilidade. boa sorte e muito sucesso pra vc!
ResponderExcluirabração e tudo de bom,
Olá Claudio!
ResponderExcluirPôxa, muito obrigado!
Seu trabalho é realmente muito inspirador e tem sido uma fonte imensa de estudo para os meus desenhos.
Abração e mais uma vez muito obrigado.
r
ResponderExcluirMeu nome é Alisson, sou publicitário mas, isso não é importante o cara aqui é o Thiago. Tive o prazer em trabalhar com essa figuara incrível que o Thiago é, na Bertoni. Inteligente, sincero, amigo e humilde (como todo grande gênio). Thiagão você é legal! Parabéns pelos trabalhos, alguns que o vi pelejar horas e horas pra fazer. Já disse a você antes e repito pra vc não esquecer: você é um gênio, rapaz. Abraço, Alisson Zacarias Leal.
ResponderExcluir