sábado, 18 de dezembro de 2010

Não sei o que pensar...não acredito e não duvido.

Ontem aconteceu a coisa mais estranha que já vi nos meus poucos 23 anos.
Ao acessar meu msn encontrei um email na caixa de entrada enviado por mim mesmo, até aí tudo normal, vivo me enviando emails com imagens pra desenhar mais tarde, e abri acreditando ser mais um desses emails e que eu tinha esquecido de abrir, a parte estranha começa daí, nesse email alguém alega ser eu 27 anos mais velhos, conferi a data que aparece na caixa de entrada e o email supostamente foi enviado em 07/07/2037, dia em que eu farei 50 anos e incrívelmente foi mandado do meu próprio hotmail alcaponebertoni@msn.com, mas não está na minha pasta de enviados(seguindo uma lógica estranha, embora eu tenha recebido ele só será enviado daqui a 27 anos).
Pode parecer essas pegadinhas de internet, mas não deixei de me assustar com a precisão de certas informações sobre mim mesmo que a pessoa que alega ser eu expõe nesse email, e correndo o risco de passar por bobo que acredita em qualquer besteira, decidi publicar o email na integra pra que vcs tirem sua próprias conclusões, já q eu mesmo não sei o q pensar e duvide até o fim.
Segue o email:

"Olá Thiago, tudo bem?
Eu estou bem também e isso é uma ótima notícia pra você e logo você vai saber por quê.
Me lembro mais ou menos de quando você recebeu esse email, acho que desenhava mais uma caricatura do Chico Buarque usando fotos da internet, era(ou é no seu caso) final de 2010 e você tinha acabado de descobrir uma hérnia inguinal(que náo há de ser nada sério eu garanto).
Você tem 23 anos e é um pouco insatisfeito com sua aparência e seu talento, acredita que vai magoar toda mulher que se aproximar de você e ainda tem um medo secreto de ir para o inferno por que abandonou a igreja dos seus pais.
Sei que você está um pouco confuso e incrédulo, na verdade, mais do que saber, eu me lembro de ter ficado confuso e incrédulo com esse email, e você vai continuar duvidando disso tudo, apesar de certas evidência inquestionáveis, até chegar na casa dos 40 e poucos anos.
Contrariando minha vontade de fazer suspense(uma terrível mania sua) vou dizer logo:
Eu sou você.
Sou você, acredite, com mais 27 anos de existência e com muito menos cabelo(uma pena por quê em 2018 descobriram uma maneira de fazer os cabelos pararem de cair mas os nossos já haviam caído todos).
Sei(me lembro) que você continua a duvidar do que digo, mesmo reconhecendo nesse email um pouco do seu estilo de escrever e principalmente seu humor, mas sabendo que sua descrença não vai esmorecer mesmo com esse frio que começa a te dar na espinha, vou gastar um tempo explicando como é possível que hoje, dia 7 de julho de 2037(meus parabéns vôvô é o seu aniversário de 50 aninhos), é possível que eu mande um email pra mim mesmo(você) 27 anos atrás.
Como previam os mais incrédulos o mundo não acabou em 2012, passamos é certo por muita coisa ruim e muitos quiseram que o mundo acabasse realmente, mas por volta de 2016, depois da população mundial ser reduzida a pouco mais da metade(o que é, no seu tempo, mais ou menos os 7 bilhões que já existem) começamos um lento processo de adequação a nova situação da humanidade e sua relação com o planeta, novas fontes de energia, mais poderosas e limpas, foram descobertas e a evolução tecnológica retomou o ritmo vertiginoso de inovações que havia praticamente estagnado entre 2012 e 2015.
Por volta de 2023 passaram a ser feitas pesquisas secretas pra que(já que era científicamente comprovado ser impossível voltar físicamente ao passado) fosse possível se comunicar com pessoas do passado ou, quem sabe, do futuro.Muitos cientistas tentaram várias maneiras de enviar mensagens a si mesmos dez ou vinte anos mais novos e todas falharam invariavelmente.Então, em 2028, um brilhante cientista chamado Yan Sergov teorizou que se no futuro alguma mensagem havia sido enviada ao passado, o destinatário já a havia recebido, identificando o por quê dos cientistas não conseguirem se comunicar consigo mesmo quando mais jovens; nenhum deles se lembrava de haver recebido mensagens de si mesmo vindas do futuro quando eram jovens; sinal de que essas mensagens nunca haviam sido enviadas.
Logo depois da teoria de Sergov começar a ser estudada, uma junta científica que ele liderava passou a rastrear todo tipo de mensagem nos arquivos mundias de comunicação global que parecesse enviada do futuro ao passado e(surpresa!!!) encontraram esse meu email pra você 9 anos antes de ser enviado e 18 depois de ser recebido (a autenticidade da mensagem foi comprovada pelo fato de Sergov se ver mencionado muitas vezes por alguém que ainda não o conhecia, e principalmente por fazer menção detalhada à uma teoria que apenas um pequeno grupo de cientista tinha estudado a fundo).
Um ano depois da descoberta desse email eu fui procurado pela Agência Internacional de Tecnologias Lineares, e aos 43 anos eu comecei a acreditar que aquele email maluco de 20 anos atrás podia ser verdade.
Em dezembro de 2030, eu, como remetente e destinatário da primeira (e até então única) mensagem intertemporal rastreada, fui incorporado ao grupo de estudos que visava tornar possível o que já havia acontecido mas que ainda tinha que acontecer(lembro de você, aí em 2010, ficando bastante confuso com essa frase).
Conheci pessoalmente Sergov que era muito diferente da idéia que costumávamos ter de um cientista(e também não era russo), um cara alinhado e muito calmo, que tinha certeza do sucesso da experiência por que, dizia ele meio como piada, já tinha sido um sucesso em 2037(ainda estávamos em 2031).
Eu não tinha nenhuma função efetiva na experiência a não ser esperar pela conclusão do projeto e pudesse então enviar a mensagem pra você, e embora Sergov estivesse certo de que eu estaria vivo no dia 7 de julho de 2037, cuidou pra que minha saúde e disposição física fossem completas, o que rendeu 7 anos de vida boa patrocinada pelo governo mundial(se você acreditasse em mim estaria mais feliz e menos inseguro com seu futuro).
No dia 13 de junho de 2037, menos de um mês antes do envio dessa mensagem, Sergov recebeu um email de si mesmo 13 anos a frente, dois dias depois eu recebi mais dois emails de mim mesmo de 5 e 8 anos no futuro e até dia 7 de julho de 2037 toda equipe de cientistas do projeto tinha pelo menos um email de si mesmo vindo do futuro.
Hoje antes de começarmos os preparativos de te enviar esse email, Sergov recebeu uma mensagem dele mesmo enviada 5 dias no futuro felicitando a equipe pelo sucesso da experiência e me dando os parabéns atrasados(ou não) pelo o aniversário.
Conheço muito bem seu ceticismo, ele me acompanha há quase 50 anos, mas me lembro que mesmo sem crer em nenhuma palavra até agora, você ficou intrigado e postou esse email (em um blog?) e que todo mundo óbviamente duvidou da veracidade, supondo que você mesmo houvesse escrito(e não estão errados não é mesmo?). Mas a verdade é que é ideal que nem você nem ninguém ponha fé no que diz estas linhas por que tudo acontece(só hoje eu sei) no tempo que tem que acontecer.
Hoje, dia 7 julho eu escrevo as últimas linhas dessa mensagem, três tentativas já falharam por que alterei sem querer vírgulas ou fiz correções ortográficas na mensagem original, Sergov me fez reescreve-la dizendo que deveria ser enviada a mensagem que foi recebida, exatamente como foi escrita em cada vírgula ou erro(apesar desses 27 anos a mais de experiência e leitura você continua a escrever mal).
Preciso fazer logo as recomendações finais...
Pensei em recomendar que você maneirasse no cigarro mas sei que não vai adiantar...
Pensei em dizer pra você não destruir mais seus relacionamentos mas você é teimoso demais é quer realmente ser um cinquentão solitário.
O desenho é o caminho Thiago mas não vai ser fácil.
O futuro existe e é menos escuro do que você supõe mas tenho a paciência de esperar você chegar até aqui pra descobrir.
O Allisson manda lembranças e diz pra você se preparar pra descobrir que ele esteve certo o tempo todo por todos esse anos.(mas eu discordo)
Sinto saudades desse tempo.
Se dê um abraço meu(como de fato é)
Aproveite enquanto Deus existe.
Ass: Você Rodrigues dos Santos Bertoni de Araújo."

Bem galera...é isso, pode ser só uma peça pregada por alguém que me conhece bem e provavelmente é....mas ainda não sei o que pensar, duvido de tudo ,que seja e que não seja.

23 comentários:

  1. Não duvide, pois existem teorias que dizem que o tempo não existe.

    ResponderExcluir
  2. foi o Allisson, certeza. Muito bom kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. A idéia é fantástica! HAHAHAHAHA'

    ResponderExcluir
  4. Creio que nessa hora, todo mundo corre e checa sua caixa de emails HAHAHA'

    ResponderExcluir
  5. Cara, fico totalmente Fricção Científica, mas ficou perfeito, isso da roteiro pra filme... Da até pra imaginar sua corrida mortal contra o tempo e a razão... E vc sabe q num futuro imediato vc vai perceber q eu realmente sempre estive certo. Muito, muito bom bertoni....!

    ResponderExcluir
  6. kkk!
    vc quase me assustou agora !!!
    VC TA FICANDO BOM NISSO !
    KKKKKKKKK!

    ResponderExcluir
  7. E aí galera valeu por quem leu até o fim esse exercício de ficção.
    Acredito q nenhum de vcs se deixou enganar mas se houve alguém, aceite minhas sinceras desculpas por favor.
    Valeu todo mundo.

    ResponderExcluir
  8. Genial essa brincadeira.
    Detalhista e misterioso. Tua narrativa mudou muito do "presente" para o "futuro". Genial, genial.

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruno, tudo bom?
    Pô, legal vc ter curtido meu texto, saiu de uma vez, logo quando me surgiu a ideia.
    Com mais tempo postarei mais dos meus exercícios de ficção.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Nossa.. estou impressionada! Li até o final e confesso que cheguei a acreditar hehehe... vc escreve muito bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Thiago,
    Meu filho costuma dizer que eu sou a pessoa mais crédula que ele conhece. Embora eu me esforce para não acreditar em tudo que leio e duvidar de tudo que vejo, que me esforce para ser e me dizer cética, hoje eu acabei de crer que ele, meu filho, está mais do que certo.
    Confesso que acreditei em tudo que você disse até a última palavra. Rsrs
    Já estava pensando numa forma de contatar você, se possível, pessoalmente para saber os desdobramentos da sua experiência... Já estava pensando em um meio de buscar estudiosos... etecetera e tal... Foi preciso ler os comentários para cair na real e descobrir que tudo não passava de uma história fantasticamente de ficção.
    Você é muito bom, cara!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  12. Hehehehehehehehehe...legal vc ter acreditado, a idéia era fazer parecer possível algo que provavelmente é impossível.
    Acho que é uma sensação interessante e muitos dos meus amigos que são céticos como vc chegaram a pensar q era verdade.
    Valeu por ler e obrigado por comentar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. o loco uahua
    Allisson eé convencido ate no futuro
    uahuaha

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, cara! Genial!

    ResponderExcluir
  15. Me lembrou muito os contos do Ray Bradbury. Ficção muito boa. Adorei!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom!! Excelente narrativa!

    ResponderExcluir
  17. Impressionante, meus parabéns!
    Sensacional.

    ResponderExcluir
  18. Gostei do texto, mas Vc não conseguiu me convencer... hahahahahahaa...
    Quanto aos teus "esboços", são verdadeiras obras de arte comparadas ao que eu faço.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Grande Bertoni quase me eganou!!!rrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Quase dois anos depois, curtimos demais tudo isso em um "sarau" ao qual você não compareceu em pessoa, mas se fez presente graças ao Rodrigo Greppe... Karina, Márico, Monica, Mical, Greppe, Justino e Féo. LEMBRE-SE: acreditamos em tudo isso, afinal, a arte da escrita é a solução do futuro...ou não.

    ResponderExcluir
  21. É impressionante a forma como vc consegue nos prender nesse texto. Confesso que viajei na história, cheguei até a entrar nela. Você realmente me surpreendeu. Bertor, vc é um gênio!

    ResponderExcluir